CFO – Centro de Formação Olímpica CFO – Centro de Formação Olímpica

  • CFO nas Redes
  • 01.12.2023

Conheça os professores responsáveis pelo projeto CFO nas Redes

Eric da Rocha é o professor da modalidade de vôlei de praia oferecido por meio do projeto CFO nas Redes. Com um histórico de reconhecimento e evolução no CFO, ele chegou aqui como estagiário ainda na primeira edição do projeto e agora, já formado e com o excelente trabalho que executou, chega na segunda edição como professor!

Eric enxerga a importância do CFO nas Redes para as crianças como uma forma de gerar encantamento pelo esporte. “Como parte do processo vamos descobrindo alunos que possuem talento para a modalidade, mas o objetivo principal é iniciação esportiva”. Para ele, o projeto é uma ferramenta de transformação social, cidadã e de inclusão. “Meu trabalho nas aulas vai além das questões técnicas, trabalhamos participação cidadã, consciência coletiva, questões éticas e morais para torná-los bons cidadãos”.

Em seu trabalho no projeto, Eric usa uma visão construtivista do esporte. Juntamente com a sua auxiliar, Kariny Sousa, tenta sempre ensinar técnicas usando a tática. “Damos muitos problemas para os alunos começaram a pensar nas soluções a partir das técnicas que são ensinadas. Sempre finalizamos a aula com um jogo para trabalhar a técnica que foi ensinada”.

Na modalidade de tênis de quadra do projeto temos o professor Wilson Sampaio. Formado em educação física, sua experiência com esporte de raquete também agrega badminton e tênis de mesa.

“Os esportes de raquete não se aprende na graduação, busquei ampliar meu conhecimento nessa área para aprimorar a técnica das modalidades”. Ele chegou no projeto a convite de profissionais que conhecem seu trabalho e experiência e perceberam a importância do projeto para a sua carreira.

Sobre o ensino de tênis de quadra para os alunos, Wilson ressalta: “O CFO nas Redes ajudou a democratizar o acesso a uma modalidade ainda bastante elitizada, que é o tênis de quadras. É uma oportunidade única em que os jovens aprendem, se relacionam e trocam experiências”.

O professor, junto com o seu auxiliar Anderson Silva, destaca que por ser iniciação esportiva na modalidade o ideal é utilizar de jogos para puxar o foco dos alunos, ensinando sempre as técnicas e finalizando a aula com um ‘racha’ entre os alunos.

 

O CFO nas Redes é um projeto do Centro de Formação Olímpica do Ceará, captado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte (Sesporte), com apoio da Enel.